Tragédias e sofrimento. Por que Deus permite?

Por em 25, março 2013
boatekiss

Domingo, 27 de janeiro de 2013. Centenas de jovens estavam na boate Kiss, no interior do Rio Grande do Sul. Essa noite entrou para a história do Brasil, marcado pela segunda maior tragédia do país.

O incêndio matou 236 jovens. Mais de 568 vítimas foram atendidas em hospitais. Alguns já se recuperaram, mas 127 continuam internados, dos quais 71 lutam entre a vida e a morte. O número de mortos infelizmente ainda pode mudar.

A tragédia despertou comoção nacional e internacional. Inevitavelmente, as pessoas perguntam-se: por que Deus permitiu isso?

Há alguns anos, li sobre uma pesquisa que perguntou às pessoas: se você pudesse fazer uma única pergunta para Deus, o que perguntaria? A resposta número um foi: por que existe sofrimento no mundo?

Pontos de luz

O sofrimento alcança todos nós. Em uma hora ou outra ainda passaremos por momentos e situações muito difíceis como as que estão passando as famílias desses jovens, na cidade de Santa Maria.

Alguns líderes religiosos afirmam que a dor e o sofrimento não atingem as pessoas que se entregam a Deus. Ao contrário desses líderes, Jesus é honesto e sempre diz a verdade. Em João 16:33 Ele afirma: “Você vai ter sofrimento neste mundo.” Ele não disse que você poderia ter, ele afirmou que vai acontecer.

O texto de 1 Coríntios 13:12 diz: “Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então veremos face a face… ” Algum dia veremos com clareza, mas, por agora, as coisas estão nebulosas.

Não é possível entender tudo sobre Deus, mas podemos entender algumas coisas. Há alguns dias, voltando de viagem para casa, começou um forte temporal. A força da água era intensa e não conseguia enxergar nada. Fiquei atrás de um caminhão e guiei o carro pelas luzes dele para não sair da estrada. O mesmo acontece hoje diante do temporal das tragédias. Existem alguns pontos de luzes sobre Deus que nos ajudam a permanecer no caminho certo. O primeiro deles consiste em afirmar que Deus não é o criador do mal e do sofrimento.

Consequências do pecado

Gênesis 1:31 diz: “Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom.”
Deus é amor. O amor é o maior valor no universo. Quando Deus decidiu criar o ser humano, Ele compartilhou o amor. Mas, para nos dar a capacidade de amar, Deus deu o livre arbítrio para escolhermos amar ou não. Por quê? Porque o amor sempre envolve uma só escolha. Se formos programados para dizer “eu te amo”, não seria realmente amor, ma apenas palavras.

A grande tragédia aconteceu quando o ser humano abusou do livre arbítrio, quando rejeitou a Deus e escolheu andar longe dEle. O resultado foi a introdução do mal moral e do mal natural.

O mal moral é a imoralidade, a dor, o sofrimento, a tragédia que surge porque escolhemos, consciente ou inconscientemente, ser egoístas, arrogantes e insensíveis. O segundo tipo de mal é o mal natural. Reflete-se em incêndios, terremotos, tornados e furacões causadores do sofrimento. Esses resultados são consequências indiretas do pecado.

Paz

A Bíblia diz que é por causa do pecado que a natureza foi corrompida. Romanos 8:22 diz: “Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora.” Em outras palavras, a natureza anseia pela redenção. Deus não criou o mal e sofrimento. Agora, é verdade que Ele permitiu o mal entrar no mundo, porque essa era a única maneira de o ser humano viver o máximo do amor e da bondade genuína.

A história deste mundo ainda não acabou. Ele diz que chegará o dia em que a doença e a dor serão erradicadas e as pessoas vão se responsabilizar pelo mal que cometeram. A justiça será feita de uma forma perfeita. Esse dia chegará, mas ainda não chegou. Então, o que está esperando, Deus? Uma simples resposta pode ser: “Alguns de nós”. Ele realmente está atrasando a consumação da história na expectativa de que mais pessoas ainda coloquem sua confiança nEle e passem a eternidade no céu.

Quando ocorre uma tragédia, quando o sofrimento vem e você opta por correr em direção aos braços de Jesus, você vai descobrir que nEle há paz para lidar com o presente, coragem para lidar com o futuro e a incrível promessa de vida eterna no céu.

O chamado vem do Senhor. Decida hoje, neste momento, de modo que se a tragédia acontecer, a sua eternidade com Deus estará segura.

Rafael Rossi

Secretário Ministerial Associado da Divisão Sul Americana

Sobre arte

One Comment

  1. Marko

    14 de novembro de 2013 at 7:01

    ester disse:todo se1bado assisto pela TV pois sou do ineoirtr do estado do Rio. Inicialmente fiquei triste com a mudane7a de hore1rio, mas DEUS opera.Percebi que foi a melhor coisa, pois e9 quando meus filhos este3o chegando do trabalho e sentando-se para almoe7ar.Almoe7o abene7oado. TODOS estamos escutando a palavra e percebo o interesse deles.Obrigada por te3o maravilhosos ensinamentos. Deus abene7oe a vida do Pastor Samuel e sua famedlia, abene7oe suas palavras e este programa jamais saia do ar. Que um dia eu possa ser abene7oada em estar presente nesta te3o linda igreja do Bras .OBS: Vcs team as gravae7f5es das pregae7f5es? Este3o disponedveis para venda?Como fazer para adquirir e ouvir durante a semana toda?

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>