Cadê Deus?

Por em 31, outubro 2014
Jesus e o mundo - site MD

Por que Deus não está fazendo nada por mim? Por que deixou que isso acontecesse? Será que Deus existe realmente?

Escrito por Vanessa Moraes

Nós, seres humanos, somos tão cegos pelo pecado que não conseguimos ver o quanto Deus é bom conosco. Somos sempre levados a acreditar que Deus não se importa com o que estamos sentindo e não liga para as dificuldades que estamos enfrentando.

Se você parar para analisar, pode perceber que muitas pessoas ricas são mesquinhas e egoístas. Em contrapartida, parece que boa parte das pessoas humildes e bondosas são pobres. O fato é que as riquezas, muitas vezes, fazem com que as pessoas percam o foco verdadeiro da vida. Fazem com que elas colocam seus talentos, dons, fama e dinheiro no alicerce terreno. A base de suas vidas não tem fundamento e, por vezes, são levadas a sentir um vazio interior, provocado pela sede de querer ter mais dinheiro e mais poder. Não que não existam pessoas bondosas e ricas, mas muitas não estão interessadas em buscar a razão de viver, que deve ser Cristo. Jesus mesmo disse: “É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no Reino dos Céus.” As pessoas bondosas, aquelas que entregam verdadeiramente o seu coração a Cristo, buscam ser um espelho dEle e querem dar o seu melhor para ajudar o próximo. Talvez se fossem ricas, seriam semelhantes àquelas que se esqueceram de Deus. Não O buscariam incessantemente e esqueceriam das coias boas que Ele fez em suas vidas.

Por que Deus deixou que um ente querido morresse se eu clamei tanto para que Ele não permitisse que ele se fosse? Onde está Deus?

Não entendemos a maneira de como Deus age. Imaginemos que uma mãe está ao lado do leito de morte de seu filho. Ela clama fervorosamente para que Deus o salve e o cure. Clama para que ele possa viver por mais tempo. No dia seguinte, essa mãe recebe a triste notícia de que seu filho faleceu. Como ela reagirá? Ela pensará que Deus não ouviu suas orações, o injustiçará, dirá blasfêmias, duvidará de Sua existência e o acusará de abandono. O sofrimento dela pode sufocar a fé. Sua dor faz com que não perceba alguns motivos que Deus pode ter tido para permitir tal situação. Deus pode tê-lo poupado de sofrer terrivelmente no futuro. Pode tê-lo poupado das injustiças horríveis que poderia não suportar se vivesse mais. Simplesmente a saudade e a dor cobrem esse fato.

Por que estou passando por isso se tudo estava indo bem e de repente está dando tudo errado?

Quando as coisas estão indo bem, raramente as pessoas agradecem a Deus e facilmente se esquecem de todas as bênçãos que Ele derramou. Não O buscam mais como antes, e vivem como se Deus não existisse. Reclamam dos problemas sem saber que estes fazem parte da felicidade. Então Cristo vem e dá um belo puxão de orelhas para que possamos ver que Ele não nos abandona e que não podemos esquecer de que precisamos, de que dependemos exclusivamente dEle.

Quando todos os planos caem por terra, parece que Deus não está ouvindo nossos clamores. Parece que Ele virou as costas e não se importa. Mas é justamente o contrário que acontece. Deus fala conosco o tempo todo. Nós é que não O ouvimos. Ele nos chama e não O escutamos. É preciso algo acontecer, passarmos por uma prova para saber que Deus é grande o suficiente para nos ajudar a passar pelas provações. Sofremos para aprender a confiar. O fato das respostas das orações não terem surgido ainda não sugere que Deus não ouviu seus preces . Devemos confiar nEle. Deus responde de três formas: SIM, NÃO e ESPERE. O “sim” vem quando é propício o pedido e Deus sabe que é o momento certo para atender às súplicas. O “não” vem quando Deus sabe que o que pedimos não será bom para nós e pode comprometer nosso futuro. O “espere” chega quando é propício ao que pedimos, mas ainda não é a hora certa. O problema é que nós queremos as coisas “para ontem”. Não temos paciência para esperar. O tempo de Deus não é o nosso tempo. Para Deus, um dia é como um ano e uma hora como um minuto.

Confie

Deus existe. Ele ouve nossas orações. Ele jamais seria capaz de nos abandonar. Ele tem poder para fazer tudo quando quer e como quer. Nós é que estamos sempre desprezando-O. Saímos de baixo de sua capa protetora e ainda assim queremos que Ele nos livre de todo o mal.

Precisamos buscar a Deus com mais intensidade. É difícil colocar todos os nossos planos nas mãos dEle, mas devemos fazer de tudo para que isso aconteça. Se Deus sabe o que é melhor para nós, se somente Ele pode fazer tudo por nós, por que não O buscamos mais e por que não deixamos todos os nossos problemas nas mãos dEle? O pecado nos faz cegos e fracos, mas é na fraqueza que nós somos fortes, porque buscamos – ou pelo menos devemos buscar – a Deus.

Pense em como tem sido sua vida nesses últimos anos e a forma como Deus o tem abençoado. Aprenda a olhar o lado bom das coisas. Quando olhamos somente o lado ruim, não percebemos que a benção de Deus está por detrás, e logo virá de forma tão grandiosa que jamais fomos capazes de imaginar. Deus tem planos muito maiores para nós. Basta confiar e o mais Ele fará.

Sobre Vanessa Moraes

Vanessa Moraes é jornalista da Seven Editora, empresa que publica as revistas Mais Destaque e Desbravar. Formada pelo Unasp campus Engenheiro Coelho, trabalhou na instituição como assessora de comunicação e também tem formação técnica em rádio e TV. Devoradora de livros, é apaixonada pelo seu trabalho e pretende mostrar Deus às pessoas através dele. Gosta de cantar e não perde a oportunidade de tomar aquele suquinho de laranja natural.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>