Cultivar

Por em 7, novembro 2014
site md 07-11

Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo (Lucas 10:27)

Escrito por Mayra Silva

Certo fariseu, perito da Lei, perguntou a Jesus qual era o maior de todos os mandamentos, e Ele respondeu: “Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: Ame o seu próximo como a si mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas” (Mateus 22:34-40).

Amar a Deus sobre todas as coisas e ao seu próximo como a ti mesmo pode ser uma ação não muito fácil de realizar. Se fosse, não existiria tanta violência e maldade no mundo, e as pessoas se importariam mais com aquelas que lhes rodeiam, sejam elas ricas ou pobres. Por isso, é necessário cultivar o amor que Jesus disse ao responder o fariseu.

Se você solicitar o significado da palavra cultivar para o Google, ele vai lhe mostrar várias definições. Uma delas é: trabalhar a terra para torná-la fértil. Se você substituir o substantivo dessa frase (terra) por amor, o significado de cultivar seria: trabalhar o amor para torná-lo fértil.
É justamente essa a missão do projeto Cultivar, criado por um grupo de jovens na cidade de Varginha, sul de Minas Gerais. “Nosso objetivo é espalhar o amor e o Reino de Deus, de forma que vivamos felizes, respeitando uns aos outros e aproveitando o melhor que a vida nos proporciona, ao lado de Deus. Ou seja, o intuito é viver o Reino de Deus aqui na Terra”, explica o universitário Raul Damasceno, um dos idealizadores do projeto.

10610761_588762674569151_6894144219882108994_n

No primeiro sábado de cada mês, o grupo se mobiliza para convidar pessoas para participar desse encontro. Inclusive, uma página no Facebook também foi criada para divulgar esse projeto. Os encontros acontecem em um local próximo à natureza, aproveitando o ambiente para ficar longe do barulho da cidade e de forma que a atenção das pessoas não seja desviada. Durante aproximadamente duas horas, o grupo canta, ora, compartilha testemunhos pessoais e lê a Bíblia. E o amor, o maior de todos os mandamentos, é perceptível no encontro. Foi para essa finalidade que o Cultivar nasceu.

Já pensou em participar de um grupo desse, em um sábado à tarde? Pode ser que você aproveite o sétimo dia da semana para dormir ou fazer outras coisas que, durante a semana, não consegue, por causa do trabalho. Mas Deus quer que tenhamos um encontro pessoal com Ele e façamos do sábado um dia deleitoso. “Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras. Então te deleitarás no Senhor, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o disse” (Isaías 58: 13 e 14). Aproveite essa ideia! Reúna seus amigos e cultive o amor a Deus e ao próximo.

Sobre Vanessa Moraes

Vanessa Moraes é jornalista da Seven Editora, empresa que publica as revistas Mais Destaque e Desbravar. Formada pelo Unasp campus Engenheiro Coelho, trabalhou na instituição como assessora de comunicação e também tem formação técnica em rádio e TV. Devoradora de livros, é apaixonada pelo seu trabalho e pretende mostrar Deus às pessoas através dele. Gosta de cantar e não perde a oportunidade de tomar aquele suquinho de laranja natural.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>