Cuide-se!

Por em 13, novembro 2014
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Sete dicas para não se machucar ao fazer exercícios físicos em casa ou ao ar livre

Escrito por Mayra Silva

Você já deve ter feito exercícios físicos em casa ou ao ar livre para poupar dinheiro com academia ou logística para ir à academia. Não deixa de ser uma boa opção, pois gera praticidade e economia. Entretanto, alguns cuidados devem ser tomados para que o esportista não sofra lesões, o que é comum de acontecer nesses tipos de atividades.
A fisioterapeuta Priscila Gonçalves, consultora em empresa especializada em saúde e bem-estar, dá algumas dicas de como cuidar-se durante os exercícios físicos sem acompanhamento de um instrutor. Veja:

Não tome água apenas quando sentir sede

Quando você sente sede é sinal de que o organismo está precisando de água e que algo já não está funcionando bem. Por isso, não espere a sede bater para tomar água. Consuma antes, durante e principalmente após o exercício, para manter-se hidratado.

Cuidado com a musculação 

É preciso cuidado redobrado ao praticar exercício com peso. Evite fazer atividades físicas sem supervisão de um profissional que lhe orientará o modo de executá-las. Dê preferência aos exercícios aeróbicos ou opte por faixas elásticas, que permitem exercícios de acordo com a resistência do praticante. Isso vale tanto para iniciantes quanto para quem faz musculação há anos.

Equipamentos de qualidade

Muitas pessoas apostam em comprar acessórios fitness para potencializar as atividades físicas em casa ou ao ar livre. É uma ideia muito bem-vinda, mas é necessário tomar cuidados na hora de escolher os produtos. O barato pode custar caro. Alguns produtos são muito mais baratos que os outros, mas se não apresentam qualidade podem trazer lesões aos músculos e articulações. A regra se aplica para todo tipo de produto – de faixas elásticas à bicicleta ergométrica.

Manutenção da bola suíça

A bola suíça é um grande parceiro para quem faz exercício em casa. Ela ajuda tanto no alongamento, quanto nos exercícios de força. Entretanto, é preciso tomar cuidado em como usá-la. A bola precisa estar sempre cheia e firme para evitar lesões e mau jeito no pescoço e costas. O ideal é que, ao colocar o peso, a bola não ceda mais que 15 centímetros.

Abdômen contraído

Em qualquer exercício é necessário contrair o abdômen. É uma forma de proteger a região lombar e estabilizar a coluna enquanto a pelve e os outros membros do corpo se movem. Com o abdômen contraído, obtém-se melhor posicionamento da caixa torácica, o que evita lesões.

Check-up esportivo

Independente do exercício, seja ele de pequeno ou grande esforço, é preciso saber se o seu corpo está preparado e se existem limitações do seu organismo. Por isso, é importante realizar um check-up antes de iniciar qualquer prática. Dê preferência ao check-up esportivo, pois ele dará dados como o esforço cardiorrespiratório e muscular.

Roupas

Existem alguns mitos sobre usar roupas justas para potencializar a perda de gordura corporal. Isso é apenas mito. Atividades físicas devem ser realizadas com roupas confortáveis e que permitam suar naturalmente. As roupas com algodão e linho, que são fibras naturais, absorvem o suor rapidamente e deixam a pessoa mais confortável. Eles são responsáveis pela forma que o seu corpo absorverá o impacto dos exercícios, sendo peças fundamentais para evitar lesões e ajudar na saúde das articulações.

Sobre Vanessa Moraes

Vanessa Moraes é jornalista da Seven Editora, empresa que publica as revistas Mais Destaque e Desbravar. Formada pelo Unasp campus Engenheiro Coelho, trabalhou na instituição como assessora de comunicação e também tem formação técnica em rádio e TV. Devoradora de livros, é apaixonada pelo seu trabalho e pretende mostrar Deus às pessoas através dele. Gosta de cantar e não perde a oportunidade de tomar aquele suquinho de laranja natural.

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