O que você fez?

Por em 12, dezembro 2014
SONY DSC

Se não realizou os planos propostos para este ano, não desista. No próximo você pode renová-los!

Escrito por Mayra Silva

Neste fim de ano, você deve estar pensando: “Nossa, como o tempo voa”. Parece que o Natal de 2013 aconteceu há pouco tempo, e o deste ano já está às portas. Como foi 2014? Realizou as promessas que fez no início do ano? Se não, o que fez e deixou de fazer? Por quê? Este é um momento de fazer uma avaliação de tudo o que aconteceu neste ano em sua vida, como uma retrospectiva.

“Quando chega dia 31 de dezembro junto a cada estouro de rojão fazemos promessas, revemos as já feitas e criamos fantasias, com isso, muitos sonhos são apagados e desistidos junto ao brilho do rojão, mas devemos dar sequência, pois ninguém disse que seria fácil, disse?”, ironiza o psicólogo Tiago Castilho. É um pouco clichê falar sobre esse assunto quando o ano está acabando, mas é necessário também.

Você já deve ter feito pelo menos um plano para colocar em andamento ou realizar em 2015, mas não se esqueça de entregar nas mãos de Deus, porque é só se Ele quiser que seu sonho se concretizará. Na lição da Escola Sabatino deste trimestre, “Carta de Tiago”, estudamos sobre isso. “Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo” (Tiago 4:13-15).

É hora de planejar, porém o bom planejamento começa com organização. Veja suas prioridades e se você conseguirá resolver todas elas em apenas um ano. Se no balanceamento percebeu que vai ficar apertado, não é melhor adiar algumas ideias e agarrar aquelas que sabe que dará conta?

Não se esqueça de que Deus deve estar na frente de tudo. Só Ele é capaz de aprovar cada realização de sono, pois se não entregar nas mãos dEle, você pode até conseguir, entretanto se frustrar por não ter alcançado o êxito almejado. “Se você teve dificuldade de cumprir aquilo que prometeu a si mesmo durante o ano ou para o próximo, não desanime, nem desista, pois a cada dia Deus lhe possibilita uma nova chance. Ele sabe o conteúdo de nossos sonhos”, anima Castilho.

Pare. Pense. Reflita. Comece 2015 bem, com as coisas em ordem. Livra-se logo das contas, peça perdão, perdoe, anime-se, volte para Jesus, entre sua vida nas mãos dEle, aproveitando cada minuto. Se 2014 levou o sorriso dos seus lábios e o semblante de alegria de seu rosto, faça uma renovação. Aproveite novamente para começar do zero se for necessário. Não deixe seu potencial e ânimo irem embora assim, tão facilmente, porque, se estiver com Deus, você será mais que vencedor (Romanos 8:37).

“Toda passagem, principalmente a de ano, requer mudanças a todos nós, mesmo que for para criar algo novo, dar continuidade e renovar aquilo que já estava dando certo, como também para deixar um habito não tão agregador. Com isso, mudanças podem vir para alavancar o sucesso almejado, como também para deixar a pessoa estática perante uma situação, decisão”, alerta o psicólogo. Portanto, fique atento!

Curiosidade

Uma enquete online, realizada pelo site americano 43 Things, fez uma pesquisa para saber quais seriam as metas mais populares de início de ano. Veja os destaques:

- Perder peso;

- Comer, beber, aprender ou tentar algo novo;

- Guardar dinheiro;

- Ser feliz;

- Definir uma meta atlética acessível;

- Se apaixonar;

- Tirar fotos em todos os dias do ano;

- Arranjar um emprego;

- Ler mais;

- Parar de fumar.

Eaí, com qual você se identifica?

 

Sobre Vanessa Moraes

Vanessa Moraes é jornalista da Seven Editora, empresa que publica as revistas Mais Destaque e Desbravar. Formada pelo Unasp campus Engenheiro Coelho, trabalhou na instituição como assessora de comunicação e também tem formação técnica em rádio e TV. Devoradora de livros, é apaixonada pelo seu trabalho e pretende mostrar Deus às pessoas através dele. Gosta de cantar e não perde a oportunidade de tomar aquele suquinho de laranja natural.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>