Rainhas sem coroa

Por em 8, maio 2015
mamae

Você sabe aonde surgiu o Dia das Mães?

Escrito por Mayra Silva

No próximo domingo, 10 de maio, será comemorado o Dia das Mães. No Brasil, assim como nos Estados Unidos, Japão, Turquia e Itália, a data é comemorada no segundo domingo deste mês. Aqui, a comemoração foi instituída pela associação cristã de moços, em maio de 1918, e oficializada pelo presidente Getúlio Vargas, em 1932.

O Dia das Mães surgiu em virtude do sofrimento da americana Anna Jarvis que, após perder a mãe, passou por um período de depressão. As amigas dela fizeram uma homenagem para sua mãe, que havia trabalhado na guerra civil do país. O objetivo era livrar Anna do sofrimento que ela estava enfrentando. A homenagem fez tanto sucesso que, em 1914, o presidente Thomas Woodrow Wilson oficializou a data, e essa comemoração começou a difundir-se pelo mundo afora.

Mas as mães são homenageadas desde os tempos mais antigos. Os gregos faziam uma comemoração à mãe dos deuses, chamada Reia. Na Idade Média, os trabalhadores que moravam longe de suas famílias ganhavam um dia para visitar suas mães, que os ingleses chamavam de “mothering day”.

Nas diversas localidades do mundo, a comemoração é feita em dias diferentes. Na Noruega, por exemplo, é comemorada no segundo domingo de fevereiro; na África do Sul e em Portugal, no primeiro domingo de maio; no México é uma data fixa: 10 de maio; na Suécia, no quarto domingo de maio. Na Tailândia, o Dia das Mães é comemorado em 12 de agosto, em comemoração ao aniversário da rainha Mom Rajawongse Sirikit. Mas essas são apenas datas para relembrar a singularidade dessa pessoa tão especial, porque, na realidade, as mães devem ser lembradas todos os dias.

Mãe é aquela mulher que gera e dá à luz um filho, mas aquela que cria um ente querido ou adota uma criança como se fosse sua geradora, dando-lhe carinho e proteção, também é considerada mãe. Todo mundo tem uma, seja de sangue, de coração, em dose dupla, amigas que são mães, enfim.

Mães, às vezes os filhos não sabem valorizá-las como deveriam, mas tenham certeza de que eles são gratos por Deus ter colocado vocês na vida deles. Pode ser que os filhos não digam com frequência, mas eles te amam hoje, amanhã e sempre. Vocês são rainhas sem coroa e raios de luz que ilumina o passo dos filhos a cada dia. Que Deus continue abençoando suas vidas, até o momento em que Ele permitir que vocês vivam!

FELIZ DIA DAS MÃES!

mom

 

 

Sobre Vanessa Moraes

Vanessa Moraes é jornalista da Seven Editora, empresa que publica as revistas Mais Destaque e Desbravar. Formada pelo Unasp campus Engenheiro Coelho, trabalhou na instituição como assessora de comunicação e também tem formação técnica em rádio e TV. Devoradora de livros, é apaixonada pelo seu trabalho e pretende mostrar Deus às pessoas através dele. Gosta de cantar e não perde a oportunidade de tomar aquele suquinho de laranja natural.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>