Novidade à vista

Por em 27, maio 2015
SITE FELIZ SABADO

Equipe da revista Mais Destaque participa da temporada atual do programa reformulado “Feliz Sábado”, exibido pela TV Novo Tempo

Escrito por Vanessa Moraes

Biblicamente, o dia não começa à meia-noite e também não termina às 23h59. De acordo com Gênesis 1, o pôr do sol marca o final de um dia e o início do seguinte. O filósofo grego Plutarco (46-119), convertido em cidadão romano, defendia a tese de que era difícil determinar o início e término do dia através do pôr do sol porque não há definição clara da exatidão em que ele ocorre. Portanto, a convenção de iniciar cada dia à meia-noite teve origem com os romanos.

Mas seguindo o modelo bíblico, os adventistas do sétimo dia guardam o sábado acreditando que ele começa no pôr do sol de sexta-feira. E para celebrar a chegada desse dia tão sagrado, as famílias se reúnem em suas casas para fazer o Culto de Pôr do Sol. Assim é chamado o momento em que pais e filhos param tudo o que estão fazendo para cantar louvores, ler conteúdos espirituais e orar. E para imprimir esse gostinho alegre da chegada do sábado em todos os lares, sejam cristãos ou não, há cinco anos, a TV Novo Tempo lançou o programa “Feliz Sábado”. Em 2015, ele ganhou um novo formato e parte da equipe da Mais Destaque foi conferir de perto essas mudanças. O diretor executivo Marcelo Inácio, o diretor comercial Rafael Sampaio e a jornalista Vanessa Moraes compareceram aos estudos da Novo Tempo para participar das gravações de quatro programas.

“Nossa grade não tinha um programa que marcasse a chegada do sábado, então, o ‘Feliz Sábado’ surgiu para ser o culto de pôr do sol da emissora. O primeiro programa foi exibido em maio de 2010 e era apresentado pelo pastor Elmar Borges”, lembra Danilo Rosa, atual diretor e produtor da atração, que trabalha na emissora desde 2008. A ideia inicial era realizar um culto num cenário parecido com a sala de uma casa comum, com a presença de pessoas conhecidas da TV Novo Tempo. O bate-papo girava em torno de como elas faziam o pôr do sol em seus lares e recordava esses momentos quando eram crianças. “Com o passar do tempo, as famílias convidadas foram mudando e adicionamos o quadro infantil das historinhas bíblicas contadas pela Tia Cecéu, além de sempre terminar o programa com uma música especial de um cantor”, menciona Rosa. Apesar das mudanças, o objetivo original do programa foi mantido.

Reformulação

Assim como nos cultos familiares, o “Feliz Sábado” foi criado para receber o sétimo dia de forma prática. Destinado a todos os públicos, a inovação se deu a fim de promover maior aproximação à realidade dos telespectadores. De acordo com o diretor, o novo formato não tem apresentador fixo, pois cada programa é comandado por um cantor ou apresentador de outro programa da Novo Tempo. “Temos muito louvor com músicas do hinário adventista, corinhos antigos e novos, canções dos cantores que estão no programa e todos os participantes cantam juntos. Depois entra uma história da Tia Cecéu e ainda temos interação com a leitura bíblica do projeto ‘Reavivados Por Sua Palavra’ e uso do aplicativo ‘Promesas’”, acrescenta.

Danilo Rosa explica que não é fácil reformular um programa que está no ar há tanto tempo. Conforme as ideias surgem, são analisadas as situações de viabilidade, como as questões técnicas. Além das transformações no cenário, existem as mudanças na identidade visual, vinhetas, trilha sonora, entre outros detalhes.

Para que tudo dê certo, as gravações são feitas com bastante antecedência. “Os programas são gravados por ‘temporadas’ e precisam de tempo entre produção e exibição por uma questão de logística de estúdio da Novo Tempo. Na temporada que está no ar, gravamos programas que serão exibidos durante quatro meses, todos inéditos e sem necessidade de reprise.” Rosa também comenta que após as gravações o programa precisa de alguns dias para ser editado, finalizado, enviado ao controle de qualidade e somente depois de sua autorização é transmitido.

IMG_1351

As gravações

Qualquer telespectador pode participar das gravações. “Queremos aproximar o pessoal que faz o culto de pôr do sol em casa, assistindo ao Feliz Sábado, com a gente aqui no estúdio”, diz Danilo Rosa. A seleção dos participantes é definida com base no cadastro que o público deve fazer no blog novotempo.com/felizsabado, basta clicar na imagem “Você no Feliz Sábado”, ler as Condições de Inscrição, preencher um rápido formulário e aguardar o contato da produção. “É importante que durante a inscrição sejam informados os contatos do pastor da igreja que o candidato frequenta”, recomenda o diretor.

Sempre são gravados quatro programas por dia, dois pela manhã e dois à tarde. Os participantes passam pelo figurino, maquiagem e se encontram com Rosa, que explica o que irá acontecer durante as gravações. Os cantores e apresentadores da vez também são orientados sobre como conduzirão o culto.

Ao todo, são necessárias 40 pessoas para que as gravações aconteçam. São assistentes de produção, o diretor/produtor, câmeras, equipe de áudio, iluminação, maquiadores e cenógrafos. Para Rosa, todo esse trabalho vale a pena. “Sinto-me honrado e agradecido a Deus pelo privilégio de fazer parte da Rede Novo Tempo de Comunicação. É um ministério em que podemos alcançar milhares de pessoas, nos lugares mais remotos e inimagináveis através dos programas que produzimos. E saber que pudemos ajudar a transformar uma vida é algo muito recompensador”, comemora.

Participação de destaque

Jônatas Cardoso é assistente de produção na Bovespa e está auxiliando Danilo Rosa nas gravações. Ele convidou a equipe da Mais Destaque para participar da atual temporada do programa e também fez parte da lista de convidados. Sua estima pelo periódico despertou a vontade de que a revista fizesse parte das mudanças promovidas na atração. “A participação da equipe da Mais destaque foi importante porque mostrou a interação que há dentro da nossa Igreja. Esta a reconhece de forma honrosa e a insere em suas produções oficiais deixando claro que a unidade entre nós realmente existe. Isso é algo fantástico. Todos da revista estão de parabéns pela competência e qualidade e principalmente por sempre serem solícitos de forma agradável e verdadeira”, expôs Cardoso.

Para Rafael Sampaio, o convite de participação rendeu “uma experiência singular”. “Sentimo-nos em casa quando estamos na Novo Tempo. A emissora sempre está de portas abertas para receber a equipe da Mais Destaque, afinal, temos uma parceria que já dura mais de cinco anos e não poderia ser diferente. O nosso desejo é que, de alguma forma, tenhamos somado a esse programa tão querido.”

11082365_872207626173951_3354833403640686553_o

Na telinha

O “Feliz Sábado” é exibido sempre às sextas-feiras, às 19 horas. Os programas em que equipe da Mais Destaque participa serão exibidos de forma inédita nas seguintes datas:

  • 15 de maio (Já exibido)
  • 12 de junho
  • 10 de julho
  • 07 de agosto

Feliz sábado

Sobre Vanessa Moraes

Vanessa Moraes é jornalista da Seven Editora, empresa que publica as revistas Mais Destaque e Desbravar. Formada pelo Unasp campus Engenheiro Coelho, trabalhou na instituição como assessora de comunicação e também tem formação técnica em rádio e TV. Devoradora de livros, é apaixonada pelo seu trabalho e pretende mostrar Deus às pessoas através dele. Gosta de cantar e não perde a oportunidade de tomar aquele suquinho de laranja natural.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>