Para onde vou?

Por em 28, maio 2015
SITE Oii

Antes de fechar qualquer pacote de viagem, invista tempo para escolher o melhor destino para suas férias

Escrito por Vanessa Moraes

Com o final do ano às portas, chegam também as férias escolares e o recesso de natal e ano novo. Nesse clima de descanso, planejar viagens entra na lista de afazeres anuais.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo, brasileiros com renda mensal de até R$ 2,1 mil aumentaram a intenção de viagem de 8,8% para 17,9% no ano passado. A pesquisa ainda revelou que 53,2% dos entrevistados pretendiam viajar de avião e 48% se hospedariam em hotéis e pousadas, sendo que 39,8% afirmaram preferir passar a temporada na casa de parentes e amigos.

O aumento de interesse nas viagens pode ser atribuída aos preços acessíveis e atraentes pacotes turísticos oferecidos pelas agências. Mas, antes de pôr a mão no bolso para fechar a primeira proposta que te fazem, certifique-se de que o local a ser visitado suprirá suas expectativas. Saiba escolher o destino da viagem e pesquise os melhores pacotes. A Mais Destaque te dá algumas dicas:

Conheça-se

Quais são os seus gostos? Antes de tomar qualquer decisão, pense em suas preferências. Praia ou campo? Aventura ou simplesmente relaxar? Frio ou calor? Viagens culturais ou passeios radicais? Responda algumas dessas perguntas para dar o pontapé inicial ao planejamento das suas férias. Afinal, é estressante gastar dinheiro andando pelo Museu do Louvre (França) se você odeia história da arte, e só quis fazer o passeio para dizer aos amigos que viu a Monalisa.

Sozinho ou em família?

Viajar sozinho é diferente do que levar a família toda. Se optar por levar pessoas, antes de escolher um destino, avalie as preferências de todos, a fim de que a viagem supra as expectativas comuns. Se houver crianças, pense em lugares que darão a elas oportunidade para brincar e se divertir.

Clima

Consulte com antecedência as condições climáticas dos lugares aos quais você avalia conhecer. O excesso de calor ou chuva podem estragar as suas férias. Não vale à pena viajar para a praia se o lugar apresenta alto risco de tempestade, tampouco visitar pontos históricos em condições adversas.

Orçamento

Outro fator relevante é pensar no orçamento que você dispõe para a viagem. Decida quanto quer ou pode gastar, e, então, procure ofertas dentro desse valor. A internet é uma ótima ferramenta de busca para comparar preços. Se o orçamento for pequeno, planeje alternativas econômicas e escolha lugares em que a moeda local é mais barata.

Comida x idioma

Embora o Brasil possua milhares de dialetos, é possível se comunicar com todas as pessoas, de norte a sul. Já no exterior, as grandes diferenças culturais, a comida e o idioma podem ser fatores determinantes na hora de escolher o destino. Pesquise se a gastronomia do local te agrada. Fora disso, o idioma não deve ser empecilho, pois em qualquer lugar do mundo o brasileiro dá o seu famoso “jeitinho” de se comunicar.

Sobre Vanessa Moraes

Vanessa Moraes é jornalista da Seven Editora, empresa que publica as revistas Mais Destaque e Desbravar. Formada pelo Unasp campus Engenheiro Coelho, trabalhou na instituição como assessora de comunicação e também tem formação técnica em rádio e TV. Devoradora de livros, é apaixonada pelo seu trabalho e pretende mostrar Deus às pessoas através dele. Gosta de cantar e não perde a oportunidade de tomar aquele suquinho de laranja natural.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>